Veja aqui você vai aprender sobre o Jion:
- Nome em japonês
- Pronúncia em japonês
- Significado do nome
- Número de movimentos
- Tempo ideal de execução
- Localização dos Kiai
- Embusen ou diagrama
- Vídeo Jion completo
- Pontos importantes
- Vídeo Passo a Passo do Kata
- Transcrição do Vídeo Passo a Passo
- Vídeo Bunkai do Kata
- Esquema do Jion
- Quer conhecer os outros katas?
O Jion é outro dos katas exigidos para o exame para a faixa preta. Claro que, como falado no Bassai Dai, tudo depende do dojo que você treina e da associação que você faz parte.
Como regra geral, para o exame de 1º dan, o karateca deve saber, além dos 5 Heian e do Tekki Shodan, o Bassai Dai, o Kanku Dai, o Jion e o Enpi.
Continuamos com os katas de nível intermediário, que incluem além do Jion, o Bassai Dai, o Kanku Dai e o Enpi.
Acredita-se que o kata foi nomeado por causa de um templo budista na China, chamado Jion-ji. Porém, como existem diversos templos chineses chamados Jio-ji, não se sabe qual foi o templo inspirador.
Embora não se saiba ao certo quem foi seu criador, acredita-se ter sido criado por Sokon Matsumura, que teria aprendido esse kata em suas viagens pela China.
O Jion é considerado, dos Sentei Kata, aquele que tem os movimentos mais simples. A ideia é que ao executar o Jion, o karateca seja como Buda, com muita força, porém com espírito humilde. A humildade é o espelho dos movimentos simples, porém cada técnica deve ser executada com força e estabilidade.
Novamente, assim como o Tekki Shodan e o Bassai Dai, esse kata inicia em postura diferente da posição natural que existe nos 5 Heian. Essa mesma posição de início acontece em dois outros katas, o Ji’in e o Jitte.
Características do Jion
Nome em japonês:
慈恩 – Jion é composto por: 慈 (Ji = amor, ternura, gentileza) 恩 (On = benevolência, bondade, favor)
Pronúncia em japonês:
(pronunciado por um nativo japonês)
Significado do Nome:
Jion significa “Amor e Bondade”. Há quem traduza como “Bondade e Caridade” e também “Gratidão e Piedade”.
Número de Movimentos (Kyodos):
O Jion possui 47 movimentos ou kyodos.
Tempo Ideal de Execução:
Aproximadamente 60 segundos
Kiai:
Nos movimentos 17 (zenkutso dachi oi zuki) e 47 (kiba dachi yumi zuki)
Embusen ou Diagrama:
Vídeo Karate Shotokan – Jion – JKA
Pontos Importantes:
- É um kata considerado simples, porém execute os movimentos com força, firmeza e equilíbrio
- Esse kata possui diversas técnicas com execução de técnicas duplas (como manji uke, kakiwake uke, juji uke, morote uke, e o uchi uke em conjunto com o gedan barai já no início do kata, entre outras)
- No início, ao juntar as mãos, posicione elas na mesma altura do seu queixo
- Preste atenção aos giros necessários e ao movimento do manji uke, base e posição dos braços
- Há uma boa variação entre movimentos rápidos e lentos durante o kata
- Com diversas mudanças de direção, preste muita atenção ao seu equilíbrio
- No final do kata, o yumi zuki deve ser executado com a posição correta dos braços e mãos, conforme o vídeo
- O segundo KIAI é o único KIAI de todo o estilo Shotokan com um som prolongado pois é feito em uma execução de um movimento longo e profundo
Vídeo Karate Shotokan – Passo a Passo – Shotokan Sensei
Transcrição Vídeo Passo a Passo
0:03 – Primeiro, da posição de KAMAE, a perna esquerda entra (junto com a perna direita que está parada)
0:10 – a razão é que no kata, a perna esquerda se move primeiro
0:14 – então quando nos movemos do KAMAE, a perna que se move primeiro no kata, como regra geral, essa é a perna que movemos para formar a posição inicial para a posição de KAMAE.
0:26 – o punho da mão direita, é segurado pelo punho da mão esquerda
0:29 – essa posição é similar ao início do Bassai Dai, que é aqui embaixo e no Jion é aqui em cima
0:34 – daqui, a perna esquerda dá um passo para trás, os braços se cruzam com um bloqueio por dentro (uchi uke com braço direito) e um bloqueio embaixo (gedan barai com braço esquerdo)
0:40 – esse bloqueio se chama kosa uke, também encontrado no Heian Sandan
0:44 – agora avance (45 graus com a perna esquerda) e abra a defesa (zenkutso dachi kakiwake uke), similar ao Heian Yondan, porém no Heian Yondan a base é atrás (kokutso dachi)
0:51 – Heian Yondan tem um chute (mae geri) seguido por dois socos
0:54 – Jion tem um chute (mae geri) seguido por 3 socos
0:59 – então fazemos isso em ambas as direções, ambas em um ângulo de 45 graus
1:05 – daqui nós marcamos (com o braço direito levantado), defendemos em cima (age uke com a esquerda) e soco reverso (gyako zuki)
1:10 – mesma coisa novamente (marque com o braço esquerdo), defesa em cima (age uke com o braço direito) e soco reverso (gyako zuki)
1:13 – e então, bloqueio em cima (com a esquerda) e avance socando em frente (zenkutso oi zuki) com KIAI
1:18 – daqui nós giramos até manji uke em kokutso dachi
1:22 – agora vamos socar com a mão direita kagi zuki, mudando a base para kiba dachi, a posição de andar a cavalo.
1:30 – mão esquerda passa por dentro (do braço direito) e então gira até manji uke novamente, repetindo em kokutso dachi (para o outro lado)
1:38 – kagi zuki em posição kiba dachi
1:40 – avance (em zenkutso dachi) com gedan barai
1:43 – agora fazemos teicho (base da mão em kiba dachi), acertando na área do corpo (do oponente)
1:49 – três vezes
1:52 – daqui, nós vamos girar novamente até a posição manji uke em kokutso dachi
1:58 – agora a mão esquerda entra até as costelas e então faça uma golpe duplo lá em cima (jodan morote uke ou jodan morote uchi, com a base heisoku dachi)
2:07 – os olhos devem acompanhar o punho (da mão esquerda)
2:10 – então, a mão esquerda vem por baixo (do braço direito), e a mão direita fica onde está e a cabeça se move ao mesmo tempo
2:17 – defesa em sentido oposto (kokutso manji uke)
2:20 – mais uma vez, punho direito dessa vez, vem para o lado encostando nas costelas e defendendo em cima com os pés juntos
2:27 – (mão) direita sobre a esquerda, posição de prontidão (KAMAE) aqui (heisoku dachi ryoken kakiwake uke “gedan”) (Obs. 1: base heisoku = pés juntos) (Obs. 2: ryoken = com ambos os punhos)
2:30 – isso é cerca da metade do kata
2:32 – levante o joelho e as mão são recolhidas para o lado (hikite), impulsione para a frente e cruze, mão direita por cima da mão esquerda (kosa dachi juji uke)
2:41 – dê um passo atrás com a esquerda (zenkutso dachi) e mão para os lados (zenkutso dachi ryoken kakiwake uke “gedan”)
2:44 – agora avance novamente com defesa dupla de dentro para fora (zenkutso dachi morote uchi uke)
2:51 – então avance com defesa cruzada, mão direita por fora (zenkutso dachi kosa uke ou jodan juji uke)
2:57 – agora nós giramos atacando com as costas do punho direito e a mão esquerda é recolhida guardando o rosto, um, dois.
3:01 – agora retorne (a mão direita) e então ataque com as costas do punho direito (tate uraken uchi) ou com ura zuki (Obs. tate = vertical)
3:07 – então é um, dois, três, quatro
3:12 – daqui nós viramos com defesa por dentro (zenkutso uchi uke)
3:16 – avance e soque (zenkutso oi zuki)
3:19 – mesma coisa no sentido oposto (zenkutso uchi uke), avance e soque (zenkutso oi suki)
3:23 – para trás defesa embaixo (zenkutso gedan barai)
3:25 – agora, isso é chamado otoshi uchi (ou otoshi uke), (mão) com punho de martelo para baixo
3:31 – então, nós fazemos um gancho (com a perna direita, terminando com fumikomi – um pisão com o pé) e atacamos para baixo (kiba dachi otoshi uke) em um ângulo de 45 graus, então (seu braço direito) está alinhado com a sua coxa (direita), olhando também para essa mesma posição
3:39 – faça um gancho (com a perna) e então repita
3:44 – fazemos a mesma coisa tentando manter a posição da mão (direita) enquanto nós executamos um gancho (com a perna direita), e então, no último instante, golpeamos para baixo
3:48 – recolha a perna esquerda, olhando para a esquerda e a mão direita alta em guarda
3:54 – e agora, empurrando para fora (a mão esquerda) enquanto a mão direita é puxada para o outro lado
3:58 – esse soco é chamado de yumi zuki (ou sokumen zuki), como se você estivesse esticando uma flecha com um arco e flecha
4:01 – e então, a esquerda vem por cima, olhe (para a direita), o punho direito em posição (hikite)
4:06 – com um KIAI longo
4:10 – novamente esse (punho da mão esquerda) está na altura do peito
4:12 – então recolha a perna direta (junto à esquerda)
4:14 – YAME (parar) (na posição inicial do kata, com a mão direita fechada em punho e sendo envolvia pela mão esquerda)
4:16 – perna esquerda abre para o lado
4:18 – então nós fazemos a reverência (REI) com os pés juntos
4:21 – e de volta à posição (afastando a perna direita)
4:23 – o KIAI final é longo pois a técnica é feita devagar. Se nós temos uma técnica executada lentamente com KIAI, então o KIAI também deve ser lento
4:34 – com técnica rápida, KIAI, o KIAI é curto
4:37 – (yahhh) KIAI longo
4:38 – então, dependendo do comprimento da técnica, o comprimento do KIAI vai variar
4:45 – e isso completa o JION.
Bunkai (Aplicação) do Jion – Didier Lupo Sensei
Esquema do Jion
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