Lembro-me muito bem o dia em que o João Alex, um colega de aula da sétima série, me convidou para participar de uma aula de karate, que ele já praticava.
A febre com o filme Karate Kid (lá por 1986) era grande e, o sonho de todos adolescentes, naquela época, era se tornarem o próximo mestre do Karate.
Muito tempo já passou desde aquele dia e, entre tantas idas e vindas ao karate, por diversos motivos, algo nunca me deixou:
a imensa vontade de treinar, de evoluir corpo e mente e, de fazer parte dessa grande e calorosa família de karatecas.
Por diversos períodos treinei sozinho, no entanto, sempre que visitava minha cidade natal, no sul do Brasil, voltava a treinar no dojo da ASKAT (Associação de Karate Alto Taquari), sob a orientação de Ildo Salvi Sensei.
A contribuição do karate na minha formação pessoal e no meu caráter foi insubstituível e, por isso, não tem preço. Só me resta agradecer ao colega João, ao Sensei Ildo, e a tantos colegas de treino ao longo desses anos. Agradeço também ao José Arlindo Lemos Sensei e aos colegas da AAC, em Coimbra, Portugal, pelo caloroso acolhimento.
O Que o Karate Pode Fazer Por Você:
- aumenta a flexibilidade
- melhora a coordenação motora
- alivia o stress
- melhora a concentração mental
- ensina a ter disciplina, que tanto falta aos nossos jovens
- aprendemos a manter o foco em um objetivo, independente das dificuldades pela frente
- aprendemos no dojo sobre como ter persistência
- melhora a resistência física e mental
- hoje, fala-se tanto em resiliência. Um karateca sabe muito bem o que é isso
- E muito, muito mais…
Sobre o Karate Faixa Preta
Mas, o Karate Faixa Preta não é sobre mim, é sobre você, karateca. É, certamente, sobre essa arte marcial incrível que vivenciamos ao longo das nossas vidas. É sobre o que trazemos do dojo para nossa casa e, do nosso lar ao dojo. É sobre trocar experiências. É sobre evoluir e crescer. Enfim, é sobre contribuir para um mundo melhor.
Portanto, seja bem-vindo e faça parte dessa grande família.
Sua contribuição aqui será de muita importância. Comente e compartilhe a sua experiência para que outros karatecas possam aprender também.
Oss!