Antes de Funakoshi Sensei, o karate era somente praticado no Reino Ryukyu, atualmente Okinawa, Japão. Assim, era transmitido a alguns poucos seguidores dos mestres.
Hoje, o karate é praticado no mundo inteiro. Conforme estimativas da WKF, estima-se que há mais de 100 milhões de karatecas no mundo. E isso, em sua maior parte, deve-se a Gichin Funakoshi.
Funakoshi Sensei é considerado o Pai do Karate Moderno.
Funakoshi Gichin (船越 義珍) nasceu em Shuri, Reino de Ryukyu, no dia 10 de Novembro de 1868.
Teve como professores de karate Anko Itosu, também conhecido como Itosu Yasutsune (1831-1915) e Anko Asato (1827-1906). Estudou com eles durante longos anos.
Funakoshi Sensei no Japão
Em março de 1921, o então príncipe e futuro imperador japonês Hirohito visitou Okinawa. Funakoshi Sensei conduziu uma demonstração pública de karate no Castelo de Shuri, juntamente com alguns karatecas selecionados, recebendo comentário do príncipe herdeiro: “O karate é tão maravilhoso”.
Em 1922, Funakoshi Sensei participou da Primeira Exibição de Educação Física e Budo, patrocinada pelo Ministério da Educação do Japão, onde demonstrou kata e toda a arte de defesa pessoal chamada karate.
Foi um fato histórico para o karate, sua primeira aprensentação na ilha principal do Japão.
Logo após essa apresentação, deu palestras e demonstrações em vários lugares. Acabou ficando em Tóquio e começou a ensinar karate em várias universidades e até para a polícia.
De Mãos Chinesas para Mãos Vazias
Em 1924 mudou o nome de 唐手 (mãos chinesas) para 空手 (mãos vazias), pois possuem a mesma pronúncia em japonês, “karate”, e torna a arte marcial mais “japonesa” e, portanto, mais aceitável por todo país.
Foi ele também que mudou o que chamavam de karate-jutsu (as técnicas das mãos vazias) para karate-do (o caminho das mãos vazias), segundo sugestão do sacerdote superintendente do templo Engaku-ji de Kamamura, ao sul de Tóquio, para englobar um aspecto mais espiritual ao karate.
Funakoshi Sensei é também o responsável por escrever os 20 Preceitos do Karate, que serve para orientar os praticantes, não somente na prática no dojo, mas também como uma filosofia de vida.
Criou o estilo Shotokan de karate. Shoto era o pseudônimo que usava como escritor, pois era poeta também, e kan significa salão, hall, edificação. Portanto, Shotokan é a casa ou o lugar de Shoto.
Shotokan foi o nome do primeiro dojo oficial construído por Funakoshi. Esse nome foi dado por seus alunos em homenagem ao sensei.
Funakoshi e o Shotokan
Interessante saber que Funakoshi nunca deu o nome de Shotokan ao seu estilo, costumava chamar somente de Karate.
Importante dizer também que Jigoro Kano, criador do judo, teve uma importância fundamental no estabelecimento e na aceitação do karate no Japão. Jigoro Kano apresentou Funakoshi a pessoas de alta influência em Tóquio, aumentando assim a aceitação da importância dessa arte marcial.
Kano também influenciou Funakoshi Sensei com o estabelecimento das diferentes faixas em diferentes estágios de treinamento dos praticantes. Jigoro já havia implementado esse sistema do judo com uma alta aceitação, e Funakoshi fez o mesmo no karate.
Diz-se que os treinos intensos de karate ajudaram muito para o fortalecimento e a boa saúde de Gichin Funakoshi, pois era, quando pequeno, uma criança muito frágil e doente.
Faleceu em 26 de Abril de 1957 em Tóquio, com 88 anos.
Referências e Fontes:
- Ryukyu Bugei – sobre Itosu Anko
Muito bom!! Tô aprendendo muito sobre karatê com esse site.
Olá Robert, tudo certo?
Fico muito alegre com o seu comentário. Continue acompanhando pois nas próximas semanas, diversos novos artigos já estão sendo preparados. Vamos terminar a série com todos os katas Shotokan detalhados um por um e começaremos a postar sobre Kihon e Kumite.
Osu!
Fabio
Ótimas informações sobre nosso mestre e criador do estilo Shotokan.
É prazeroso a prática do karatê. Oss!
Olá Costa!
É verdade. Há muito a ser aprendido, seguido e ensinado.
Osu!